Nation Branding!? Afinal o que é?

A realidade económica e social do mundo, é caracterizada por um nível complexo de dependência, competição e cooperação entre as nações.

Nation Branding, neste contexto, funciona como um mecanismo estratégico, cujo objectivo é melhorar a competitividade e o desenvolvimento do território, através de acções que podem impactar positivamente na diferenciação, comunicação das suas vantagens competitivas do território.
As estratégias de place branding podem ser implementadas em cidades, regiões ou nações. O nation branding, foi desenvolvido a partir do place branding, como um instrumento estratégico que visa a criação de uma marca nação que funciona como uma garantia da marca do país e dos seus produtos/serviços, alavancando a imagem nação e visando o desenvolvimento económico e social.

Um dos activos da marca nação, é a percepção que diferentes públicos-alvo têm da marca, no caso dos residentes, turistas e/ou investidores. Essa percepção deve ser a de uma nação com progresso, desenvolvimento e que cria valor acrescentado para os diferentes segmentos económicos.

Nation Branding é um conceito muitas vezes mal interpretado por líderes políticos. Muitos acreditam que é como uma varinha mágica, através do qual as técnicas de marketing podem ser usadas para alterar uma imagem menos boa que um território possa ter, a fim de atrair investimento, visitantes ou talentos, contudo a implementação de uma estratégia desta natureza implica ir muito mais fundo, implica alma.

Alma?

A alma do sítio é o que nos cria um sentimento de reconhecimento.  A alma é o que geralmente nos faz optar por um lugar, em detrimento de outro. Um território só é vibrante na medida que as pessoas o utilizam, reconhecem e o vivem, para que isso aconteça é fundamental que o espaço público faça um convite a essa ocupação e a essa comunhão. Não pode haver place branding sem cidadãos e não pode haver brand sem residentes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s