Modelos de Negócio

A transformação digital trouxe inovação para as empresas, mas também para os modelos de negócio. Os novos conceitos de modelos de negócio tem como premissa a melhoria continua e a adaptação progressiva aos públicos-alvo da empresa, indo de encontro às expectativas e necessidades digitais que os usuários sentem quando estão em contacto com a sua marca.

Modelos

Startups | As startups, representam modelos de negócio que pretendem ser escaláveis. O produto/serviço da marca deve ser algo que tende a ser melhorado constantemente, de forma a ter um posicionamento no mercado consolidado e ter um crescimento exponencial nos primeiros anos de vida. O crescimento dos usuários da marca, no inicio de uma startup aparece sempre (ou quase sempre) como objectivo principal da empresa.

On Demand |  Estando na vanguarda da Transformação Digital,  a Netflix é o exemplo a seguir neste modelo. Os serviços on demand, respondem on time às necessidades dos seus usuários. A procura, escolha, selecção e consumo do serviço por parte do usuário, acontece on time na plataforma digital.

Este modelo de negócio pode ter duas estratégias. A estratégia onde o user tem de estar inscrito para ter acesso à plataforma, e para ter acesso ao serviço tem de pagar uma avença mensal, implicando um tempo de fidelidade (como o Netflix ou Spotify); ou a estratégia em que só existe a cobrança do serviço após ser utilizado (como o Uber).

Acesso à propriedade |  Este modelo baseia-se na economia compartilhada. O conceito deste modelo é que o user tem acesso temporário ao que, antes, possuiria apenas através da compra, como é o caso da AirBnb.

BPO – Business Process Outsourcing | O BPO é uma forma de externalizar, por intermédio de parceiros, algumas actividades da empresa, contudo esses desenvolvimentos não podem fazer parte do core business da empresa. O conceito é que todos os colaboradores internos da empresa estejam 100% focados no que mais acrescenta valor.

A transformação digital não é algo que esta para acontecer, já aconteceu e faz cada vez mais, parte da nossa rotina. Maior parte das nossas interacções no dia a dia são cada vez mais digitais.

E a sua empresa? Esta na hora de implementar uma estratégia de marketing digital na sua empresa? Quer impactar positivamente a sua marca?

Leia o próximo post 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s